Blog Post

Instituto Ação e Reação adota políticas contra a LGBTfobia em suas localidades

Profile Profile • jul. 19, 2021

Política idealizada pelo o Governo do Ceará e adotada prontamente pelo diretor-presidente do Instituto, Nicolas Nobre, garantirão mais segurança à pessoas que praticam judô

Diretor-presidente do IAR, Nicolas Nobre, ao lado de placa que visa coibir a prática de discriminação na extensão Massapê. 

| Foto: Edvaldo Arruda

O Instituto Ação e Reação, enquanto instituição que se preocupa com as pessoas que frequentam nossas localidades, iniciou neste mês de julho, uma ação para conter o avanço da discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero principalmente no âmbito esportivo.

A fixação de placa que coíbe a prática deste tipo de ação é prevista em lei sancionada pelo Governador do Ceará, Camilo Santana, no último mês de maio. Todas as extensões do IAR receberão a mesma placa que foi instalada no último fim de semana em Massapê/CE.

A lei determina que as placas devem ser fixadas no lado externo ou em uma das entradas dos estabelecimentos, de forma que fiquem visíveis para o público presente. A placa deve ter o tamanho mínimo de 50 cm x 50 cm e dizer que “É expressamente proibida a prática de discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero”.

No meio local, mais especificamente no judô, o IAR é um dos clubes cearenses que mais reforça a importância da igualdade de gênero e principalmente, do respeito.

Em entrevista, o diretor-presidente do Instituto Ação e Reação, Nicolas Nobre, ressaltou a importância da fixação das placas em todos os locais de treinos não só do IAR mas também em todos os dojôs cearenses:


"É importante que as pessoas que já treinam ou querem praticar judô aonde quer que seja, sintam-se seguras para serem quem verdadeiramente são sem que, em hipótese alguma, sejam taxadas, ofendidas, diminuídas ou discriminadas do esporte por sua orientação sexual ou identidade de gênero. O esporte é de todos e para todos", ressaltou o dirigente máximo da instituição.


Massapê/CE, hoje, sendo a única extensão do IAR que está funcionando com treinos presenciais foi a primeira a adotar a política contra este tipo de discriminação. De acordo com o retorno das outras localidades, as mesmas também terão em seus acessos, instaladas as placas que reforça o combate a este tipo de ação que se enquadra como crime previsto na lei 7716/89

Compartilhar

Ginásio do Círculo Militar de Fortaleza palco do Festival Ação e Reação de Judô 2024
08 mai., 2024
O Instituto Ação e Reação apresenta a versão 2 do regulamento e programação do Festival Ação e Reação de Judô 2024. Para ciência de todos, os seguintes pontos a seguir foram ajustados: 3.1. - Credenciamento 3.1.1. - Obrigatoriedade do termo de aptidão para prática de exercícios físicos - FECJU 6.1. - Pesagem 6.1.1. Horários da pesagem 9.3. - Pontuações de medalhas e classificações 12. - Imprensa 12.1. - Solicitação de credencial 12.1.1. - Prazo para solicitação de credencial 12.1.2. - Obrigatoriedade aos credenciados da imprensa 14.2. - Disposições finais Toda a programação oficial
Cartaz do Festival Ação e Reação de Judô 2024 realizado pelo Instituto Ação e Reação
24 abr., 2024
Festival Ação e Reação de Judô 2024 promete um modelo de competição diferente e inovador
23 mar., 2024
Dos 10 inscritos no evento, 9 faturaram medalhas, o que representa um aproveitamento de 90%.
22 mai., 2023
Vitória no feminino e vice-campeonato geral vem acompanhado da considerada "a campanha mais bela da disputa do campeonato cearense" entre os clubes
Share by: